Como fatores globais e macroeconômicos vêm afetando o mercado de frete internacional?

As taxas de frete voltaram a crescer mais a cada semana, atingindo novos recordes e causando um grande problema para os que lidam com o comércio exterior, mas por que isso está acontecendo?




Segundo o CEO da Xeneta - uma das maiores plataformas de análise de mercado e benchmarking de taxas de frete marítimo e aéreo do mundo - Patrick Berglund, a raiz para a atual disparada de preços é um resultado de problemas que as indústrias têm enfrentado por décadas. A dificuldade das indústrias em lucrar, segundo Patrick, gerou uma onda de fusões, consolidações e aquisições dentro do mercado internacional, dificultando por hora o trabalho das empresas.


Assim, quando a pandemia de Covid-19 chegou, as empresas encontravam-se sem a infraestrutura necessária para superar o choque. Com o fechamento da China, os consumidores se viram obrigados a reduzir seu consumo de bens duráveis e não duráveis, de modo que eventos internacionais como o Brexit, o encalhamento do Ever Given no canal de Suez, além de greves em portos da Costa Leste acabaram por dificultar ainda mais a questão da logística internacional.


Estes eventos acabaram por desenvolver sucessivas interrupções nas cadeias de suprimentos, de forma que, na tentativa de prosseguir com as operações, as empresas acabaram movendo contêineres e cargas para locais nos quais estes não eram exatamente planejados a estar. O desvio de rotas de navios e as demais tentativas de superar os desafios impostos à logística internacional acabaram gerando ainda mais problemas, ainda mais custos, o que corroborou diretamente para a disparada das taxas.


Em suma, para superar os desafios impostos ao comércio exterior, é necessário se manter sempre atento aos acontecimentos ao longo do globo. E como já era de se esperar, as empresas se veem obrigadas a, serem cada vez mais cautelosas ao cotar os fretes disponíveis no mercado a fim de reduzir os custos logísticos de suas operações.


13 visualizações0 comentário