No transporte marítimo existem as categorias FCL (full container load), que é o carregamento de um container por inteiro e LCL (less than container load), que é a chamada de Carga Consolidada. Nesse texto iremos explicar como o LCL funciona e contar algumas vantagens de consolidar a sua carga.
O que é LCL?
LCL ou Less Than Container Load é quando o exportador ou importador não possui a quantidade suficiente para encher um container completo, por isso deseja compartilhar o transporte da sua carga. Isso faz com que ele não pague por um espaço que não irá utilizar, sendo uma ótima solução financeira na hora do planejamento logístico. O exportador/importador está ciente que sua carga será transportada com outras e que há um rateio entre os exportadores na hora de pagar o frete e as taxas.
Vantagens do transporte LCL
A principal vantagem do transporte via LCL é o custo. Por existirem cargas de diversos exportadores/importadores em um só container, o custo do frete e das taxas é dividido para todos, reduzindo muito o valor final para todos. Os custos também são reduzidos para as companhias marítimas, que gastam menos com mão de obra e horas de funcionários, podendo repassar essa economia para os seus clientes.
Taxas cobradas no transporte LCL
Mesmo sendo uma forma mais barata de transportar a sua carga, também possui as taxas que devem ser pagas. As principais são:
Terminal Handling Charge (THC)
Também é conhecido como CAPATAZIAS. São as manipulações portuárias. No LCL o cálculo é feito de acordo com a metragem cúbica da carga.
Bill of Landing (B/L)
É a taxa cobrada para a emissão do documento de conhecimento de embarque.
Desconsolidação
É a separação em lotes menores da mercadoria consolidada no container.
Você consegue saber se deve embarcar via FCL ou LCL comparando o volume da sua carga e o volume de um container. Se sobrar espaço no container, é mais interessante a utilização do LCL. Compensa muito, financeiramente falando.
E aí, gostou do modalidade LCL? A Toya Logistics é preparada para realizar esse tipo de embarque! Clique aqui para acessar a aba de cotação online.
Comments