top of page
Buscar
  • Foto do escritorToya Logistics

Agente de carga x Despachante Aduaneiro: Qual a diferença?


Para realizar operações de comércio exterior é necessário a contratação tanto de um agente de carga quanto de um despachante aduaneiro. Ambos possuem funções essenciais para os processos de importação e exportação, porém são atividades distintas. Quer saber qual é a diferença entre um agente de cargas e um despachante aduaneiro? Continue lendo esse texto que explicaremos.


O Agente de Carga


O agente de carga é uma empresa responsável por realizar da maneira mais eficiente possível o processo logístico de importação/exportação de acordo com os pré requisitos estabelecidos pelo cliente. Ele coordena todo o processo, desde a escolha dos melhores preços e rotas no modal estabelecido pelo cliente (aéreo, marítimo ou rodoviário), até a entrega no local desejado.

Sua principal função é ficar responsável por oferecer os melhores custos do frete internacional e a entrega em menor tempo. O agenciador de cargas precisa ter um despachante aduaneiro para que ele cuide do desembaraço da carga nos portos/aeroportos.


Quer saber mais sobre o que um agente de carga faz? Confira no nosso texto já publicado: Agente de carga, o que é?


O Despachante Aduaneiro


O despachante aduaneiro, geralmente pessoa física, é o profissional registrado na receita federal do Brasil que possui um poder outorgado pelo exportador ou importador. Através de uma procuração o despachante aduaneiro representa os interesses do seu cliente perante os intervenientes governamentais que fazem o Controle Aduaneiro, que são as medidas utilizadas por um país para fiscalizar ou regular o tráfego de mercadorias pelas suas fronteiras.


Entre algumas atividades do despachante aduaneiro estão:

  • Interlocução entre exportador e importador;

  • Assinar documentos;

  • Verificar enquadramento tarifário da mercadoria;

  • Apurar os impostos e taxas;

  • Obter documentos via SISCOMEX para registro de exportação;

  • Emissão da Licença de importação (LI);

  • Registro da Declaração Única de Importação (DUIMP) e Declaração Única de Exportação (DU-E);

  • Emissão de certificados


O despachante aduaneiro e o agente de carga são participantes fundamentais para que um processo de comércio exterior seja executado com excelência. Com eles, os importadores e exportadores reduzem custos e trabalhos desnecessários em suas empresas, podendo focar em suas atividades principais e terceirizando o processo de logística e burocracias fiscais.


E aí, entendeu qual é a diferença entre um despachante aduaneiro e um agente de carga? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus amigos possam saber também!

744 visualizações0 comentário
bottom of page