top of page
Buscar
  • Foto do escritorToya Logistics

Agente de carga, o que é?


Você sabe o que faz um agente de carga? Nesse texto iremos mostrar quais suas atribuições e como ele pode te auxiliar no processo de importações e exportações da sua empresa. Quer saber mais? Então continue lendo este artigo.


O que é o agente de carga?


O agente de carga é responsável por realizar da maneira mais eficiente possível o processo logístico de importação/exportação de acordo com os pré requisitos estabelecidos pelo cliente. Ele coordena todo o processo, desde a escolha dos melhores preços e rotas no modal estabelecido pelo cliente (aéreo, marítimo ou rodoviário), até a entrega no local desejado.


Atribuições do agente de carga

  • Coordenar todo o processo de separação, empacotamento e identificação dos produtos;

  • Providenciar todas as licenças necessárias e documentações junto ao despachante aduaneiro;

  • Efetuar o pagamento de todas as taxas e tributos relacionados à operação;

  • Organizar e disponibilizar a documentação exigida para a realização do transporte;

  • Contratar seguro de transporte de mercadoria, caso o cliente faça a opção por este serviço;

  • Avaliar os modais disponíveis tanto no país de origem quanto de destino e definir pelo que atenda o melhor custo benefício para a operação;

  • Fazer a conexão entre os fornecedores e clientes de maneira produtiva;

  • Monitorar todos os deslocamentos dos produtos em seus diferentes modais e estar informado sobre a localização da mercadoria em tempo real.

Fonte: Link


Como ele pode ajudar a sua empresa?


Uma empresa especializada em agenciamento de cargas pode ajudar muito a sua empresa nos processos de importação e exportação. O agente de carga ficará responsável, juntamente com o despachante aduaneiro, por todo o processo logístico. Com isso, a empresa pode se concentrar em outras atividades enquanto o agente cuida dos processos de comércio exterior. Também pode reduzir os custos e riscos de uma operação de importação/exportação, pois ele realiza diversas cotações no mercado e possui parceiros espalhados pelo mundo inteiro.


Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como realizar um processo de importação ou exportação, os agentes de cargas são uma peça fundamental para que esses processos ocorram com o menor risco e para atender as demandas do cliente com a maior agilidade possível.


E aí, ficou alguma dúvida sobre o que um agente de carga faz? Então comente abaixo que tiraremos ela!!

134 visualizações0 comentário
bottom of page